A febre dos smartphones chegou aos escaladores

Cada vez mais os aplicativos para celulares estão alcançando mais e mais publico dos diversos segmentos esportivos no mercado. Dessa vez, os escaladores podem comemorar, há uma variedade grande de opções para serem baixadas e algumas delas são gratuítas.  O autor, Alexandre Herbst, colaborador do site blogdeescalada fez uma compilação de alguns aplicativos e traz uma descrição de sua pesquisa.

Para quem está conectado com smartphones, seguem algumas dicas do autor. Se voce gostar de algum ou tiver sugestões de outros aplicativos nos envie uma mensagem.

Segue o texto retirado do site: blogdeescala:

Pensando em formas de otimizar os treinos e agregar informações a respeito, e sendo uma pessoa que gosta e utiliza bastante a praticidade e facilidade dos smartphones, surgiu a ideia de buscar aplicativos relacionados à escalada.

Como de costume, instalei e testei diversos aplicativos para encontrar algum que fosse bem funcional, e atendesse às minhas expectativas.

Dessa forma criei uma pequena lista com alguns aplicativos – todos inclusive instalados no meu celular, para testes mais amplos – que possam de alguma forma contribuir para os treinos, sessões de escalada, e informações em geral.

Segue abaixo a lista (lembrando que todos foram testados na plataforma Android) :

Cl-app!

CL-app

Um diário de escalada.

Aplicativo para catalogar as ascensões e cadenas, de ginásios ou setores externos de escalada, e acompanhar os treinos e evoluções.

https://play.google.com/

Topodroid For Rock Climber

Topodroid-For-Rock-Climber

Um “route setter” onde é possível adicionar fotos das paredes (em rocha ou ginásio), desenhar e marcar vias e agarras, e criar croquis.

Nele também é possível criar registro de treinos ou sessões de escalada, adicionando vias/problemas tentados, se foram ou não concluídos.

https://play.google.com/

Croqui

Croqui

Aplicativo brasileiro, que compreende uma “croquiteca” e guia de escalada em rocha, onde se pode encontrar setores de escalada, ginásios, e as respectivas vias e seus croquis.

Conta também com opções para marcar vias favoritas, fazer anotações, além de um cronômetro e uma tabela com os sistemas de graduação.

Porém com um banco de dados um pouco limitado, e sem opção de adicionar novos locais.

https://play.google.com

MyClimb

my-climb

Uma rede social da escalada, onde o usuário pode incluir ascensões realizadas e compartilhá-las com outros usuários, que por sua vez podem “curtir” e fazer comentários a respeito.

Conta ainda com um sistema de pontos que vão sendo acumulados conforme as ascenções são incluídas.

https://play.google.com

Climber Base

climber-base

Também uma espécie de rede social da escalada, versão mobile do site de mesmo nome.

Nele é possível encontrar setores de escalada e suas vias, usuários, e eventos de escalada ao redor do mundo.

Ao inserir uma localização o aplicativo fornece locais próximos, que podem ser visualizados no mapa, com distância e trajeto até o local, entre outras funcionalidades.

https://play.google.com

Easy Climbing Grades Converter (traduzido como Fácil Escalada Converter Graus)

easy-climbing-grade-converter

Como o nome já diz, um conversor entre as diferentes classificações de graduação das vias.

https://play.google.com

Climbing Grades Table

climbing-grades-table

Mais uma tabela para conversão dos diferentes sistemas de graduação, leve e objetivo.

https://play.google.com

Autor:  Alexandre Herbst
Estudante de psicologia, amante da natureza, e entusiasta de atividades e esportes de aventura desde sempre.

Fonte: Blog de escalada

Deixar uma resposta

Ou

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>